Hora de Mudar

Elas já mudaram e você? HORA DE MUDAR

Elas já mudaram e você? HORA DE MUDAR

Ana_Carolina_-_Rosas

Pois é, as mulheres já mudaram e nós homens ainda não nos demos conta disso e se sim não nos adaptamos. Homem está na Hora de Mudar também.

E essas mudanças foram muito rápidas. Com a pílula anticoncepcional e o ingresso de um grande numero de mulheres no mercado de trabalho elas conquistaram a liberdade sexual e a financeira. 

Mas, sim sempre tem um, mas, com isso de uma hora para outra se viram na obrigação de se tornarem profissionais competentes, amigas dedicadas, mães zelosas, boas donas de casa e finalmente amantes extremadas e esses papeis todos sendo vividos ao mesmo tempo.

Num primeiro instante essas conquistas trouxeram muitas frustrações e agora elas estão novamente mudando e entrando numa nova fase de adaptação. Com muita conversa e negociações estão acertando suas agendas para que contemplem a todos interessados, mulheres, companheiros, família, empregadores, etc.

O certo é que todas as mudanças que efetuamos em nossas vidas sempre apresentam num primeiro momento frustrações, mas o importante é não se deter nelas e sim valorizar os aspectos positivos que esses novos tempos trouxeram. Até porque, quando decidimos mudar, não tem mais jeito, é irreversível.

As mulheres ainda possuem muitos resquícios no seu imaginário feminino de uma formação conservadora e podemos mesmo dizer que o machismo nasce em casa muitas vezes alimentado pelas mães que não deixam seus filhos lavarem a louca, culpam as namoradas quando o namoro termina, acusam as mulheres competentes de “machonas” etc.

Toda essa conquista de espaço próprio feminino não se fez sem prejuízos na vida privada. Hoje o numero de lares comandados por mulheres aumentou substancialmente. Elas também pagam um alto preço elevado por sua autonomia financeira. Essa e a face mais visível da questão, e o lado invisível é que a mulher hoje não aceita mais companheiros que sejam simples “animais de companhia”, para isso elas tem um mais fiel (o cão). Querem parceiros de luta diária para alcançarem seus sonhos.

Companheiros, aí que esta a questão. Chegou a hora de mudar e aceitar a assumir novos papeis também antes considerados exclusivos das mulheres, ou femininos, como cuidar dos filhos, ajudarem nas compras caseiras e até cozinhar. Os casais que hoje tem dado certo são aqueles que estão conseguindo conciliar a vida pública e a privada.

Na realidade atual onde “emprego” está se tornando cada vez mais uma palavra ultrapassada e escassa a mulher de hoje sabe que não pode mais imaginar que o companheiro será um cheque contra a insegurança, a estabilidade. Antigamente essa visão de segurança estendia-se ao amor, ele tinha que ser risco zero. Muitas permaneciam em relacionamentos infelizes para não perder essa hipotética segurança.

Portanto um novo sentido para os relacionamentos afetivos devem ser procurados. Não é mais possível nos comportarmos como usuários do amor, exigindo desse sentimento todo o tipo de garantias e de retorno para o investimento afetivo. Isso não funciona mais.

O amor é bem diferente agora. Amor hoje é se dar sem esperar receber nada em troca. O engraçado que quando fazemos isso recebemos bem mais do que demos.

Num mundo em permanente transformação, totalmente ligado pela internet, onde não existe distancia, onde se privilegia as diferentes identidades, sejam étnicas, religiosas, filosóficas e sexuais tudo está no plural.

Não podemos mais imaginar um modelo único, hoje temos varias formas de inserir na sociedade. A “supermulher” é uma invenção do século passado e quem quiser seguir o modelo estará olhando para trás e não para o futuro que e feito de diversidade.

E nós homens temos que nos adaptar a isso. Ela será melhor companheira quando conseguirmos e aceitarmos todas essas mudanças que aconteceram e temos que nos transformar.

Á mulher, essa agente da modernidade, devemos querer simplesmente que sua missão seja a de ser simplesmente.   .   .  . 

  M   U   L   H   E   R

4 thoughts on “Elas já mudaram e você? HORA DE MUDAR

  1. Nana

    Texto MARAVILHOSO. Falou tudo e mais um pouco!! O mundo está evoluindo e as mulheres também… agora os homens precisam se adaptar a tantas mudanças e evoluir junto.
    Parabéns, adorei o texto e o blog!!

  2. Vera

    … é temos que admitir, o mundo mudou e está em constante mutação. Quando digo o mundo me refiro as pessoas, é pena que nessas mudanças muitas vezes, tenhamos deixado para trás, sentimentos tão nobres como a amizade e o amor, por exemplo. É preciso estar atento, acompanhar as transformações humanas, mas sem perder o interesse pela essência. Feliz o homem que ainda sabe valorizar este sentimento e feliz a mulher que tem ao seu lado um companheiro, que ainda se permite amar e ser amado, sem se achar fraco ou manipulado!!

  3. Raquel

    Adorei!! Tudo: o texto, a canção e a imagem!! Entrelaçou muito bem as ideias. Achei muito forte, porem nada irreal, a frase que compara a simples companhia ao fiel cão.
    É, os psicanalistas dizem que os homens de hoje estão em crise por não saberem como agir num relacionamento… Eles deveriam ler mais seu blog!! kkk
    Parabéns!
    bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 7 =