Hora de Mudar

Amizade

Amizade

amizade criancas

O que é a amizade?

Essa é a pergunta que tanto me faz pensar… principalmente quando me dou conta que a maioria das pessoas não sabe o que é, e acabam sofrendo porque geralmente esperam algo que viria junto com a amizade, mas normalmente neste mundo individualista que vivemos o que temos na realidade são amizades circunstanciais. Senão vejamos:

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente. (fonte: Wikipedia)

Como com muitos outros sentimentos não estamos sabendo distinguir entre a amizade como era na sua definição clássica com “amizades circunstanciais”.

Amizades circunstanciais são as que fazemos no trabalho, na igreja, no barzinho , na academia, no shopping, etc. e agora na internet.

É dificil imaginar uma amizade circunstancial como algo sólido e duradouro, que dura a vida inteira, com um alto grau de confiança e fidelidade e que podemos contar com eles para os momentos dificeis como numa amizade à moda antiga. Do mesmo jeito que chegam elas se vão quando a circunstância que nos aproximou termina. Quando saimos da empresa, mudamos de barzinho, não vamos na mesma praia, ou somos bloqueados, a amizade circunstancial normalmente termina. Então porque não aceitar essa realidade como ela é?

A meu ver não há níveis bons ou ruins de amizade, apenas diferentes. O grande problema é quando não reconhecemos isso e agimos de maneira incoerente. Não tem nada pior no mundo quando alguém que não é íntimo age como se fosse. Neste caso, o melhor remédio é preservar-se.

Devemos conservar todas as amizades superficiais ou profundas, mas sempre colocando os limites para que um amigo circunstancial não ultrapasse o direito dado a ele e depois não venhamos sofrer com o término.

Quando somos criança fazemos juramento de amizades eternas mas com o decorrer da idade vamos tendo mais conhecidos e menos amigos pois os interesses e necessidades nos colocam frente a frente com novas realidades.

Vejo muita similaridade nessa confusão AMIZADE X AMIZADE CIRCUNSTANCIAL com que tentamos vivenciar no amor.  Nem sempre o que começou com uma paixão pelas novidades que se apresentaram vira amor, como nem sempre uma amizade circunstancial vira amizade real.

amizade SMÉ HORA DE MUDAR nossos conceitos porque ao entende-los seremos mais felizes, pois não esperaremos algo que não acontecendo, hoje nos faz sofrer.   

 

 

 

 

7 thoughts on “Amizade

  1. Elaine

    Aqui, distante dos meus amigos, percebi que todos fazem falta. Tantos que pensei que fossem circunstanciais revelaram-se importantes e inesquecíveis. Acho que errei na expressão, pois eles me disseram que sou inesquecível e não circunstacial quando eu os procurei “circunstancialmente” e fui calorosamente recebida e acompanhada. Dessa forma, circunstanciais podem ser os melhores… os interesses comuns juntam as pessoas… tenho tantos interesses diferentes que posso ter mmmuuuiiitttoooossss amigos circunstanciais, rsrsrsrs.

  2. Silvia

    Amizade verdadeira nunca acaba da noite para o dia, você pode até se distanciar de alguém, mas quando o sentimento é verdadeiro, ao reencontra-lo, o carinho será o mesmo.

  3. Raquel

    Ps: Como diz Vínicius de Moraes:

    “A gente não faz amigos, reconhece-os.”

    “Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações.”

    Mesmo que tudo mude em nossas vidas…você será sempre meu amado amigo!!

    bjus

  4. Raquel

    Nussa…este doeu o coração e alma…
    Acho que o Sr Autor se manteve muito distante das palavras escritas…elas estão tão racionais, frias… e vc não é assim!
    As amizades, assim como os amores também são mais quentes ou mais ponderadas…e as verdadeiras…persistem ao tempo, as dificuldades e a distância!

  5. beth bella

    Pode uma amizade circunstancial virar amor? Eu acho que sim,se pode virar uma amizade duradoura pode virar amor. Coisas de mulher… rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =