Hora de Mudar

Fabricante Cafetão

Fabricante Cafetão

 

Esse texto saiu no Blog da Revista Portal do Canal – A voz do Canal – em 18/02/2014

Por *Eduardo Santos

http://www.portaldocanal.com/colunistas/MzMw;FABRICANTE%20CAFETAO.htm

 

No texto anterior quando falei da “Revenda piriguete”, o Carlos Webber postou o seguinte comentário no blog: “Eduardo! Identifico, no entanto outra figura: o fabricante cafetão!”.

Perfeito Carlos: Sim, não existe uma “Revenda piriguete” sozinha, sempre é preciso de alguém que a leve a essa situação, do mesmo jeito que na corrupção não existe corruptos sem os corruptores.

Tem até uma frase emblemática do grande Luis Fernando Veríssimo sobre isso: “Brasil: esse estranho país de corruptos sem corruptores”. Parodiando: “TA – Tecnologia Automação: esse estranho mercado de revendas piriguetes sem fabricantes cafetões”.

Cafetão é alguém que procura e administra clientes para uma prostituta, que além de facilitar a sua prostituição, seja em bordéis ou na prostituição de rua, vê nisso um modo de ganhar uma parte de seus rendimentos.

“Fabricante Cafetão” é aquele que procura e administra clientes para as “Revendas Periguetes”, seja em concorrências em órgãos públicos ou empresas de grande porte, que além de facilitar que ela se degrade, ainda encontra um modo de ganhar uma parte dos rendimentos que seriam da revenda.

Normalmente um “Fabricante Cafetão” diz que não força as suas “Revendas Periguetes” a ficar com ele, mas muitas vezes recorrem ao uso da força (econômica e psicológica) para mantê-las submissas e ou para aumentar seus lucros. Ele também costuma oferecer proteção às suas “Revendas Periguetes” diante de outros “fabricantes cafetões”, de “revendas piriguetes” rivais, ou até mesmo de clientes abusivos.

Em todos outros mercados de TA do mundo esta é uma prática ilegal e politicamente incorreta. No Brasil também é, mas eles desconhecem a lei ou arrumam prepostos para fazer esse trabalho. É aí surgem os “distribuidores cafetões”.

Já entenderam? Pois é, diversas vezes os “fabricantes/distribuidores cafetões” em início de “carreira” se apresentam inicialmente como amantes ou figuras paternas para as revendas em geral.

Eles preferem abordar aquelas revendas ainda novinhas ingênuas ou que normalmente são formadas por profissionais que acabaram de sair de outra revenda e precisam de ajuda para sobreviver ou ainda alguma revenda que eles percebem que tem uma estrutura organizacional fraca e disfuncional, e antes de introduzi-las à prostituição e/ou à dependência de drogas prometem “mundos e fundos” e amor eterno.

Para falar a verdade muitas vezes nem são as empresas, mas seus colaboradores que estando de passagem pelo mercado, com inveja das revendas que “ganham muito sem fazer nada”, sic, propõem a uma “Revenda Periguete” um “acordo particular”, levando a elas clientes que ficam sabendo no mercado que estão fazendo algum projeto.

Como? Simples, as revendas para poderem ter preços competitivos tem que obter um PE (preço especial) e falam com quem?

Enquanto não houver uma conscientização de fabricantes e seus prepostos distribuidores que o mercado só vai expandir se houver na ponta da distribuição revendas fortes e organizadas e tecnicamente capazes e para isso precisam ter uma margem decente de remuneração.

Nosso mercado poderia ser 3 (três) vezes maior se essa rearrumação for feita. Uma definição clara do papel de cada elo da cadeia e suas margens ajudaria a todos se planejarem e escolher o que melhor se adapta a seu momento e sua condição e todos ganhariam com isso.

Fabricantes aumentariam sua produção e seus faturamentos, os distribuidores aumentariam suas margens sem o leilão que a todo dia são submetidos, as revendas com um ganho justo pelo seu trabalho de manutenção e ampliação do mercado e finalmente o grande senhor o cliente por um atendimento mais técnico/profissional a preços justos sem os enganos que a toda hora são submetidos.

Para aqueles que gostariam de saber o que é uma “revenda piguete”, sugiro acessarem o blog do Portal do Canal no seguinte link:

http://www.portaldocanal.com/noticias/Mzg1Mg==,O+QUE+E+REVENDA+PIRIGUETE.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 2 =