Hora de Mudar

Na HORA DE MUDAR é preciso estar preparado.

Na HORA DE MUDAR é preciso estar preparado.

Na HORA DE MUDAR é preciso estar preparado.

 

Entrada - Foto premiada de José Eduardo Boaventura

Entrada - Foto premiada de José Eduardo Boaventura

 

Há quanto tempo, hein? Não escrevo aqui desde 8 de outubro quando “postei”  sobre “a mulher não ter mais o homem como o centro de seu universo”, mas preciso ler, urgentemente, algo sobre “ como multiplicar o tempo”. Durante estas sete semanas sem postar, pensei nisso todos os dias, sem exceção. Mas, enfim, ou não tinham inspiração, estava viajando (muitas viagens inclusive ao exterior), ou chegando em casa a noite extenuado com muitas reuniões planejando o futuro. Sim, estamos mudando novamente na empresa e na vida pessoal, crescendo mais um pouco, tentando aproveitar as oportunidades que estão se abrindo. À todos que me escreveram cobrando novos textos obrigado, pois serviram de incentivo. Mas vamos lá, me esforçarei para que eu não passe mais tanto tempo longe do blog.

É muito importante se preparar adequadamente para atingir nossos objetivos. Vejo muitos se decidirem por um exame de faculdade ou emprego, estudam pouco ou se não se preparam para a entrevista, vão mal e dizem que foi azar. Não foi. Isso significa que ter um sonho não basta, é preciso se preparar para realizá-lo. Resultado: não entra na faculdade, no emprego ou não obtem o cargo desejado.

Você está em dificuldades financeiras e vê a seu lado um colega comprando um carro novo e decide que também quer um para si e precipitadamente compra um carro financiado à longo prazo. Agora além das dificuldades que já enfrentava terá que conviver com novas despesas ou deixar o carro parado em casa correndo o risco de ser tomado pelo financiador e perdendo tudo que deu em pagamento. Ou seja, novamente iniciou um projeto sem a preparação adequada. Resultado: se já se estressava com todas cobranças antes, agora além delas tem as novas cobranças e se pudesse entraria num buraco e sumia com vergonha da bobagem que fez.

Assim também na vida pessoal, no relacionamento. Depois de uma discussão, na euforia da reconciliação, resolvem casar, morar juntos. Depois da festa e da lua de mel vem a constatação de que para uma vida a dois é preciso muito mais do que atração e paixão para uma relação dar certo. No meio à angústia, você percebe que esse foi mais um projeto que se envolveu sem estar preparada (o). Resultado: muita frustração e os dois saindo muito machucados.

Também na vida profissional é assim. Reclama de quanto ganha e quando chega a hora do planejamento anual onde tem a oportunidade de projetar e propor o seu rendimento do próximo ano não dá bola para o planejamento. Chega o novo ano e vê os demais ganhando mais que você e se realizando. Resultado: se frusta, perde o emprego e ainda fica meses desempregado ganhando NADA.

Quando chega a verdadeira HORA DE MUDAR, seja na vida pessoal ou profissional talento, vocação, levar jeito, desejo, amor não basta para fazer com que o novo projeto de mudança dê certo. Se você não se preparar bem, em vez de realizar um sonho e atingir uma meta você arrumará mais problemas e frustações.

Quanto maior é seu sonho, maior tem que ser seu planejamento, sua preparação. Mas nada disso vai acontecer se não acreditar no sonho e partir para a ação (“FAZEJAMENTO”). Para ir até a padaria da esquina comprar pão pode ir de chinelo mesmo e bermuda mas se resolver fazer uma viagem ao litoral e ir a pé é bom se preparar minuciosamente para chegar lá, a começar pelo tênis que vai usar e não esquecer da capa de chuva. Ops esqueci da garrafa de água.

Aproveite as lições que suas derrotas lhe trouxeram prepare-se melhor e lembre-se que a impulsividade é o passaporte para o fracasso.

Só realiza os sonhos quem sonha, mas sem uma preparação adequada qualquer sonho pode se tornar um pesadelo.

Assim quando sentir que chegou a verdadeira HORA DE MUDAR, pare e se prepare bem. Essa é a chave para alcançar o sucesso e ver seu sonho se realizar seja ele qual for.

5 thoughts on “Na HORA DE MUDAR é preciso estar preparado.

  1. Elaine

    Olá! parece resposta a perguntas que nos fazemos todos os dias, nossa!
    Planejar, preparar e agir são passos importantes para realizarmos nossos sonhos, mas viver a experiência do inesperado é conhecer nossos limites, ou, até mesmo, ampliá-los.
    As dificuldades enfrentadas por ações não planejadas ensinam que a coragem que temos para iniciar, essas ações, tem que ser multiplicada para transformá-las em algo gratificante, uma oportunidade imperdível na nossa vida.
    Temos que fazer a nossa vida dar certo sempre! Planejando será mais fácil, mas perder oportunidades pode deixar dúvidas e causar arrependimento.

  2. Alfredo

    Meu pai me disse várias vezes, “Esteja sempre preparado, até para o que vai lhe surpreender”.
    Se é preciso estar preparado para as surpresas, imagine para os sonhos e planejamentos. Quando estamos preparados, iniciar a ação, o “FAZEJAMENTO”, fica mais leve e seguro mesmo que existam dificuldades.
    Obrigado Eduardo, sua mensagem me fez lembrar da filosofia de vida do meu Pai.
    Abraços,
    Alfredo

  3. Raquel

    Oba, texto novo!
    Realmente Sr. Autor sonhar é apenas o primeiro passo…
    Minha experiencia pessoal tem sido acertiva quanto a isso: mesmo com condições precárias, desfavorávies as vezes, com um bom planejamento podemos sim chegar lá! Basta saber mediar as condições e o tempo. Um bom projeto não se conquista em um dia! Seja perder peso, arrumar um bom emprego ou…morar só! kkk bjusss

  4. Rodrigo

    Eduardo, tudo bem? gostei bastante desse texto. Realmente, os nossos objetivos devem ser projetados para a futura e celebrada conquista. Vejo isso pela minha meta que já foi traçada na linha de guerra. Os obstáculos são inúmeros e os tombos, diversos. Mas não desisto. Sabe por quê? O meu objetivo já está delineado aguardando a minha chegada.
    Até porque, poder tentar alcancá-lo o quanto antes já é um grande salto. Existem pessoas que sequer tem a oportunidade de, ao menos, dar os primeiros passos para um sonho, talvez remoto.
    Certo dia ouvi uma frase de um colega meu, meu irmão, por sinal. Ele me disse: “Somente aos verdadeiros guerreiros é dada à honra do prazer de viver grandes batalhas”.
    E não que ele tinha razão! Ainda não cheguei no meu lugar, mas sei que ele me aguarda. Querido lugar, em breve estarei no meu lugar!!!
    Bom, continue escrevendo.
    Abraços,
    Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + dois =