Hora de Mudar

O importante é prestar atenção nas mudanças

O importante é prestar atenção nas mudanças

Já se disse que só os gênios criam novos padrões e a maioria de nós não se enquadra nessa categoria. Podemos no entanto com bastante facilidade perceber, bastando observar com cuidado, mudanças de tendências (padrões) em nossas vidas , em nosso trabalho e no mercado em geral.

 

Todos os profissionais, sejam de categoria forem, precisam ficar atentos as tendências de mudanças que ocorrem nos produtos, serviços e mercados.

 

Algumas vezes as tendências são modas passageiras porém outras vieram para ficar e não percebe-las significa deixar de ganhar dinheiro e mercado.

 

Na era da informação as pessoas, países ou empresas serão classificadas não em ricas e pobres, mas sim em rápidas ou lentas conforme responderem as mudanças.

 

Devemos sempre ser capazes de perceber a mudança e com isso ser capaz de se antecipar às alterações e não simplesmente acompanhá-las.

 

Por essa razão nunca me importei de mostrar, divulgar ou mesmo discutir sobre mercados, produtos ou serviços nem mesmo com concorrentes pois o caminho das pedras, o passo seguinte só os analisadores sabem. O que estou querendo dizer é que tudo isso é o passado o futuro como vai ser é que é importante.

 

O mesmo se dá em nossa vida pessoal. Para conseguirmos nos manter em alto astral precisamos sempre estar analisando qual a tendência que estamos agora adotando, bem como de todos os que nos cercam.

 

No amor quem consegue perceber as tendências com antecedência desfruta mais intensamente pois irá compartilhar melhor com seu companheiro as mudanças que são inevitáveis.

 

Certa vez durante uma cerimonia religiosa ouvi um sermão do padre dirigida aos noivos que muito me impressionou e que acabei incorporando a minha rotina de vida.

 

No fundo era uma grande lição para ficássemos atentos as mudanças que normalmente ocorre com todos nos. Mais ou menos poderia resumir :

“- Vais casar porque queres ser feliz?

– Sim .

– Então não case porque seras infeliz. Porém se casares porque queres faze-lo feliz, pode casar porque ele te fará feliz”.

 

A capacidade de percebermos com antecedência as mudanças e não acompanhá-las quando são rotina é que faz a diferença.

 

Quando olhamos para traz parece óbvio o encadeamento das transformações. Porém na maioria das vezes estamos cegos pelo rodamoinho do dia a dia e por mais claro que seja não conseguimos enxergar nada.

 

É preciso ter uma lanterna, nem que seja com um pequeno foco de luz, para que possamos perceber as mudanças que estão para acontecer. A lanterna é a capacidade de nos livrarmos dos paradigmas e do medo.

 

Para Ter sucesso você não precisa ser o criador de novas tendências mas sim tem que perceber as invenções dos outros. Quando se consegue perceber as mudanças que ainda estão em formação, e aí é que é o X da questão, podemos tirar o melhor proveito possível saindo na frente de toda a concorrência.

 

A avaliação de uma invenção é sempre muito difícil. As vezes o motivo da invenção é restrito e a identificação das novas tendências podem ser tão importante para a empresa quanto fabricar produtos de qualidade ou se destacar o atendimento ao cliente.

 

Para um melhor entendimento a seguir alguns exemplos colhidos aqui e ali de invenções que foram ampliadas seus usos:

         O motor a vapor foi inventado para bombear água das minas.

         Marconi achou que o rádio seria útil nas situações onde fosse impossível chegar um fio como num navio por exemplo.

         Os primeiros analisadores viram o rádio como um uso especifico para os sermões religiosos dominicais, pois esse era o único momento que puderam pensar que uma pessoa quisesse atingir uma grande audiência.

         Os Laboratórios Bell não visualizaram a utilização do laser no ramo da telefonia.

         As empresas eletrónicas dos Estados Unidos ficaram para trás na revolução do fax; não acoplaram telefones nas impressoras até que os japoneses dominassem totalmente o mercado.

         A IBM inventou o PC (micro computador) porém achou que toda a demanda de processamento do mundo seria atendida por alguns mainframes.

         A Sony avançou rapidamente com videoteipes no formato BETA e ficou para trás.

 

Saber sincronizar a onda é tão importante quanto criá-la ou percebe-la.

 

Enfim mudanças acontecem a toda hora porém não de repente. Somos por demais conservadores para que a mudança seja rápida demais. Dá sempre para perceber com antecedência.

 

Continuaremos, ainda durante muito tempo, a sentir medo das coisas que são perigosas em um ambiente selvagem (cobras, insetos, escuridão, etc.) ou do sobrenatural (fantasmas, vampiro, macumba, etc.) do que sentimos daquelas que são muito mais perigosas em nosso ambiente urbano (automóveis, armas, máquinas, delinqüência, etc.).

 

É aquela estória do pescador que conhecia todos os locais de uma boa pesca. Alertado por um turista pescador acabou ficando muito rico e o seu maior desejo passou a ser pescar.

 

Quanto mais complexa a vida se torna, mais sentiremos saudades daquilo que imaginamos que era simples, e que era complexa quando a vivíamos. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 19 =