Hora de Mudar

Você quer mudar? Acredite e você vai mudar

Você quer mudar? Acredite e você vai mudar

 

Foto: José Eduardo Boaventura

Foto: José Eduardo Boaventura

 

Tenho conversado com muita gente em que eu acredito mais nelas do que elas nelas. 

Ficou confuso? É o seguinte: antigamente eu via pessoas com enorme potencial, mas não existiam oportunidades para que elas pudessem colocar todos seus conhecimentos para gerar riqueza, felicidade, realizações. Agora existem oportunidades, o potencial continua existindo, mas essas pessoas continuam com baixa auto-estima.

Cada um de nós tem uma identidade pessoal que vai sendo formada a partir de nosso nascimento e que vai se modificando, mudando, se enriquecendo conforme vamos vivendo em sociedade.

Nossa identidade pessoal vai mudando a todo o momento influenciado pela família, pela escola, pelos grupos sociais que freqüentamos.

 Nossa família nos transmite informações importantes para a formação de nossa personalidade ainda na nossa mais tenra idade. É ela que vai definir nosso estilo de vida, nossa rigidez a mudanças, respeito ou não aos outros, nosso sentido de união, nossas crenças, nossos preconceitos, nossos medos, se somos fortes ou fracos, se seremos humildes, se veremos a vida positivamente ou não, se vamos conseguir ou entender o sexo oposto, e muitas outras.

Aí vamos para a escola e continuamos a mudar. Podemos entrar numa escola com perfil de formar ou então de informar e isso faz toda diferença. É na escola que aprendemos ou não a relacionar com outras pessoas, a admirar ou não a autoridade, a gostar de aprender ou não, a pertencer e a confiar no grupo ou não, a facilidade de nos socializarmos. Dependendo da escola teremos ou não uma boa base intelectual.

A partir de nossa entrada na escola começamos a recebe influencias dos grupos sociais que passamos a freqüentar. Seja o clube, a Igreja, a escola de línguas, a cidade onde vivemos o trabalho, a “tribo” que escolhemos.

Para que sejamos aceitos nesses grupos temos que nos adequar aos processos do ambiente em que estivermos inseridos. Temos que equilibrar todas essas fontes de informações com muito empenho e determinação. Precisamos ter claros nossos objetivos e ter auto-estima. Temos que acreditar em nós mais que ninguém.

Não podemos viver do passado, temos que olhar em perspectiva o futuro, traçar metas e objetivos, acreditar e agir enfrentando os obstáculos com muita determinação.

Não podemos nos abater por um tratamento desagradável por parte de alguém ou mesmo com um julgamento precipitado e depreciativo. Temos que saber lidar com a auto-estima em baixa, pois a toda hora estaremos sendo exposto a esse comportamento devido á intensidade que o mundo moderno nos obriga a viver.

É preciso ser positivo, pensar positivamente. Não podemos estar falando conosco mesmo negativamente, pois isso acaba diminuindo nossa auto-estima. 

Infelizmente a maioria dessas mensagens negativas você aprendeu durante a infância ensinada na escola, na família, nos grupos sociais, criando muitos preconceitos na sociedade.

Pare de falar ou mesmo pensar em coisas negativas: “Não sirvo para nada”, “Será que vou conseguir”. “Ninguém gosta de mim”, “Sou um fracassado”, “Não vou conseguir”. De tanto repetir você acaba acreditando nelas e acaba se amoldando a essas imagens. Evite palavras negativas como não, ninguém, negativo, preocupação, medo, tristeza, cansaço, etc..

Use palavras positivas que aumentarão sua auto-estima. Seja afirmativo use os verbos no presente afirmativo: “Tenho muita saúde”, “Tenho força para enfrentar esta situação”, “Estou feliz”, “Tenho capacidade para superar este obstáculo”, “Vou conseguir”, etc.

Pare e análise seus pontos fortes e seus pontos fracos. Comece pelos negativos e coloque os positivos que o contrapõem. Repita durante o dia a exaustão os pontos positivos. No começo é difícil substituir os negativos pelos positivos, mas com tempo, persistência e determinação você vai se surpreender com os resultados em sua auto-estima.

Você merece o melhor da vida, merece a felicidade e para isso é preciso ter auto-estima. 

Foque em suas metas, dedique-se totalmente a elas. Suas ações de hoje é que garantirão sua felicidade de amanhã. Somente suas ações de hoje transformarão seus desejos em realidade. Não se afaste de suas metas sendo persistente paciente e determinado.

Acredite, acredite e acredite. Você vai mudar e se surpreenderá.

 

 

3 thoughts on “Você quer mudar? Acredite e você vai mudar

  1. Eliane

    Oi querido amigo.
    Estava aqui eu, desanimada e repentinamente lembrei-me de seu blog, entrei para ler as novidades que anda escrevendo. E como sempre, lí algo que me motivou, me animou…rs
    Obrigada.

  2. Carmen

    Primeiramente quero elogiar a foto,que vontade de estar la!
    Usar as palvras positivas e agir conforme elas determinam é sem dúvida um gde passo para a realização de seus objetivos , mmo q vc tenha q mudar algumas atitudes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =