Hora de Mudar

Existe ciúme normal?

Existe ciúme normal?

Existe ciúme normal?

ciumes_01

 

 

Existe ciúme normal?

Quem não gosta de sentir que a pessoa amada sente algum ciúme de si?

Sim, podemos entender que isto é uma demonstração de amor, mas também uma desconfiança da solidez de nosso relacionamento.

Ver uma simples mensagem no celular ou no Facebook de uma ex de seu parceiro, pode causar certa insegurança em você, pois afinal ela é uma pessoa que já esteve próxima de seu companheiro e, portanto é normal e natural que sinta certo ciúme.

É inevitável que pensamentos surjam em sua mente, mas são pensamentos que vem e vão. Amanhã tudo volta ao normal, pois seu parceiro continua com você e volta a ficar tranquila.

Esse tipo de ciúmes é normal e não interfere no relacionamento, é só uma pitada de pimenta no relacionamento e demonstra que o interesse mútuo permanece!

O ciúme deixa de ser normal quando ele passa a dominar o relacionamento.

Quando se tem um forte sentimento de posse, achando que o outro nos pertence, como se fosse um objeto o ciúmes deixa de ser normal e aí é fácil ver ameaças de perder a pessoa amada em tudo e são essas ameaças que despertam o ciúme.

ciumes_04Basta um nome desconhecido, um olhar diferente, uma mensagem, uma chamada no celular ou um pequeno atraso para aflorar nova onda de ciúmes.

Quando, afinal, que o ciúme deixa de ser normal, torna-se exagerado e passa a dominar o relacionamento?

Simples, quando nos deixamos dominar pelo ciúme, colocando de lado as coisas boas do relacionamento, tudo o que nos dá prazer e passamos a espionar, vigiar, seguir nas redes sociais, em busca de coisas e fatos que provem a infidelidade do outro.

Não tendo nada de concreto e mesmo não achando nada, quando isso acontece, a tendência é tentar exercer controle sobre TODOS os passos da pessoa amada.

Aí começa o inferno, para quem sente o ciúme e para quem é o parceiro. Você sente necessidade de saber quem ligou para ele, de quem é aquele número registrado no celular, quer ver a conta de telefone, de quem é aquela mensagem, por apaga as ligações e as mensagens, por que demorou tanto tempo para chegar do trabalho (esquece-se do transito caótico) sexta feira, etc. etc. etc..

Enfim, a pessoa quando se torna uma “ciumenta de carteirinha” (sim as ciumentas exageradas gostam de se reunir para contar e saber a opinião das outras, como se fossem de uma confraria, na esperança de aprender algo com as experiências alheias) vê ameaças de perder a pessoa amada por todos os lados!

ciumes_02Aí começam as cobranças e as brigas se tornam constantes. O relacionamento vai se transformando num verdadeiro inferno para os dois, tanto para a pessoa que está sendo acusado de infidelidade quanto principalmente para aquela que sente ciúmes, pois qualquer olhar, qualquer atitude “diferente” que só existe na sua cabeça, já é motivo de sofrimento.

Quem é dominado pelo ciúme cria a capacidade de fantasiar, imaginar e criar a sua própria história, tirar as suas próprias conclusões e achar que está certíssima! ACREDITA na sua própria fantasia como se fosse algo real alimentados por pensamentos e imagens distorcidos que por sua vez criam novas fantasias alimentando o ciúme num ciclo vicioso

 

ciumes_03Pare e reflita, e veja se seu ciúme não é exagerado. Alguns sinais podem te ajudar, vejamos:

  • Você sente necessidade de mexer nas coisas pessoais de seu parceiro (celular, Facebook, bolsos, carteira, etc.)?
  • Pede para amigas se insinuarem para seu parceiro num teste de fidelidade? (não precisa ser no Teste de Fidelidade do João Kleber pode ser um caseiro mesmo).
  • Desconfia de tudo e de todos como se todos apenas querem tomar ele de você?
  • Não aceita que o parceiro faça um programa com amigos ou mesmo vá numa convenção de trabalho sem a sua companhia?
  • Sente necessidade de saber onde o parceiro está e ligar ou ir ao local para confirmar?

É importante entender e aceitar que o ciúme excessivo é um problema pessoal e muito subjetivo e que ele não corresponde à realidade. Hoje já se sabe que o ciúme sempre vem acompanhado por medo (de perder a pessoa amada), insegurança, baixa autoestima e desvalorização de si mesmo.

As pessoas seguras de si costumam lidar bem com o seu ciúme, não se deixam levar por ele. Sabem que seu ciúme se exagerado pode destruir um relacionamento mesmo que exista um forte, puro e verdadeiro amor.

ciumes_05

 

Se você não consegue domar seu ciúme, mesmo quando pessoas que te amam te falam que seu ciúme não tem fundamento, está na hora de pedir ajuda a um profissional.
É isso ou perder a qualquer momento sua pessoa amada. Afinal, você quer mesmo perder a pessoa amada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − seis =