Hora de Mudar

Por que existe a infidelidade?

Por que existe a infidelidade?

Por que existe a infidelidade?

infidelidade

Por que existe a infidelidade?

Primeiro vamos definir o que seria infidelidade. A infidelidade pode significar a ruptura de qualquer compromisso que tenhamos assumido livremente e que por qualquer circunstância foi quebrado. Necessariamente não significa o mesmo que adultério.

Mas sempre que pensamos em infidelidade associamos a quebra de um compromisso acordados num relacionamento. Mais especificamente, fidelidade é manter relações amorosas somente com uma pessoa que é sua parceira (o).

Neste contexto quais seriam os motivos para a infidelidade nos dias de hoje?

Pesquisando aqui e ali descobri algumas situações que são recorrentes, vamos examinar cada uma delas e vejam se concordam:

1-     Na maioria das vezes alguém trai porque foi traído e/ou para se vingar. Devolver na mesma moeda é mais comum entre as mulheres, até porque os homens toleram menos a traição (medo de ser chamado de “corno”). Daí vem a expressão: Uma mulher não trai, ela se vinga.

2-     Quando a rotina se abate numa relação há um esvaziamento da relação. A admiração e a vontade de construir algo em conjunto com o parceiro se perde na mesmice. Quem sente mais isso são as mulheres e a monotonia acaba abrindo caminho para a traição,

3-     A falta de diálogo e criticas exageradas do parceiro arrastam a relação para um desgaste até que um novo emprego, um problema de família, enfim uma oportunidade qualquer, acaba sendo o estopim que leva à traição. A pessoa vive numa solidão, apesar de ter gente a seu redor e qualquer um que se aproxime e dê um pouco de atenção acaba criando o ambiente propicio para a infidelidade.

4-     Toda fase da conquista e de ser conquistada aumenta a autoestima, o risco de ser descoberto libera adrenalina causando a excitação e a busca por prazer torna inevitável a traição. Afinal se trair fosse ruim, ninguém trairia.

5-     Outro fator que leva a infidelidade é a ocasião, a oportunidade. É muito difícil resistir quando aparece uma oportunidade irresistível e se a ocasião faz o ladrão também faz o infiel.

6-     Claro que não poderia faltar a falta de sexo entre os motivos que levam a infidelidade. O problema surge quando há a perda do interesse sexual ou pelas constantes recusas e desculpas pelo parceiro. Muitos casais acabam vivendo longos períodos sem fazer sexo e isso é um prato cheio para o vírus da traição se alojar e prosperar.

Dizer que na maioria das vezes as pessoas traem a busca de um amigo, de um reconhecimento, de serem valorizadas, porque se sentem solitárias e não pelo sexo em si é falso.

Na maioria das vezes a traição se dá primeiramente por falta de sexo, uma necessidade fisiológica, depois pelas demais causas. Hoje temos muitos apelos na mídia em geral que nos fazem perceber que estamos passando a vida sem o prazer do sexo.

Como não pensar em nossa vida sexual se ao assistirmos uma novela, filme, etc. lá está ele (sexo) no centro das tramas?

E as facilidades outras de comunicação que hoje existem que nos permitem conversar e até amar alguém virtualmente.

infidelidade 2

 

Já existe até sites especializados hoje para aproximação das pessoas que tem o desejo (ou seria necessidade?) de trair. Agora a grande novidade é um site que permite “alugar” um namorado (a) ou amante “fake” para que ele se apresente nas redes sociais como tal e a vingança é imediata.

 

Facebook, Skype, Viber, WhatsApp, Snap, etc., são ferramentas que ajudam para que tenhamos um circulo maior de relacionamento, mas também é um convite a infidelidade para quem está com a autoestima baixa, que não está recebendo a atenção, que acha que merece mais, que se sente solitária mesmo estando num relacionamento e pode ter finalmente alguém para compartilhar suas fantasias mais escondidas, as vezes no anonimato, e sem prejulgamentos ou advertências.

“Uma das maiores fontes de inspiração de compositores e poetas é a infidelidade”.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =